Educação
Dicas sobre Abastecimento
Clique na dica desejada :

Como economizar água

Embora a água seja um recurso renovável, o nível de poluição no qual ela se encontra torna cada vez mais difícil seu tratamento. Além disso, o crescimento populacional diminuiu a quantia de água potável disponível para cada pessoa. Há também o fato de que toda a água potável disponível não ser igualmente distribuída, fato que colabora para que centenas de pessoas não possuam acesso a esse precioso recurso. Por estes motivos, é de essencial importância que saibamos aproveitar a água, sem desperdícios.

Seguindo as dicas abaixo, usaremos a água de forma consciente, garantindo assim a água para as gerações futuras.

Tomando banho

Um dos recordistas de consumo de água no Brasil é o chuveiro. Um banho de 15 minutos gasta, em média, 130 litros de água. Tomando banho todos os dias serão consumidos no final do mês, 3.900 litros, ou seja, 46.800 litros por ano.
Para economizar, basta reduzir o tempo do banho: cinco minutos são suficientes para lavar todo o corpo. Desligar o chuveiro enquanto se ensaboa ou lava o cabelo também é uma boa maneira de economizar.

Escovando os dentes

Quando estiver escovando seus dentes, deixe a torneira fechada. Gasta-se aproximadamente 10 litros de água quando se escova os dentes por cinco minutos com a torneira aberta. Para economizar a água, basta molhar a escova e depois fechar a torneira.

Lavando a roupa

Acumule peças de roupa e lave tudo de uma vez. Só ligue a máquina quando ela estiver cheia. As roupas mais sujas devem ser colocadas de molho antes da lavagem, para que a sujeira saia facilmente. Ao lavar no tanque, deixe sempre a torneira fechada enquanto ensaboa e esfrega as roupas.

Lavando a louça

Antes de lavar a louça, retire os restos de comida e deixe os utensílios mais sujos de molho. Ensaboe tudo o que for lavar com a torneira fechada e abra a torneira apenas na hora de enxaguar.  Quando for tomar água, utilize o mesmo copo várias vezes, para não precisar lavá-lo novamente.

Lavando o carro e a calçada

Use baldes de água para lavar o carro e as calçadas. Ao invés do jato de água da mangueira utilize a vassoura para retirar a sujeira.

Utilizando o vaso sanitário

Não jogue lixo no vaso sanitário, pois poderá entupir o encanamento. Deixe a válvula da descarga sempre regulada e não fique utilizando-a sem necessidade.

Cuidando das plantas

Substitua a mangueira por um regador.

Verificando os vazamentos

Um gotejamento desperdiça 46 litros e água por dia, isto é, cerca de 1.380 litros ao mês. Para verificar se existe algum vazamento, feche todas as torneiras e registros da casa e veja se os números do hidrômetro estão movendo-se. Se isso ocorrer, é sinal de que algum cano pode estar furado.

Material ilustrativo sobre Combate ao desperdício

economia-daesbo

Como verificar se há vazamentos

Um pequeno furo no encanamento ou um vazamento no vaso sanitário causa grande desperdício de água e de dinheiro. Por isso, é importante verificar constantemente se não há vazamentos. As informações abaixo ajudarão a descobrir se há ou não vazamentos em seu imóvel. Confira:

Teste 1: Vazamento no ramal direto da rede e na instalação alimentada pela caixa de água

  1. Mantenha o registro do cavalete aberto.
  2. Feche todas as torneiras da casa e não utilize os sanitários.
  3. Feche (amarre) a bóia da caixa, não permitindo a entrada de água e marque o nível da água na caixa.
  4. Anote a seqüência dos números do hidrômetro e, durante duas horas, verifique se eles se alteram ou se o nível da água na caixa baixou.
Em caso afirmativo:
  • Se os ponteiros se movimentaram, há vazamento no ramal alimentado diretamente pela rede.
  • Se o nível da água na caixa de água baixou, há vazamento nos sanitários ou na canalização alimentada pela caixa.

 

Teste 2 - Vazamento na válvula ou na caixa de descarga

  1. Esgote e seque toda a água do vaso.
  2. Não acione a válvula ou a descarga antes de esgotar toda a água do vaso sanitário.
  3. Não utilize o vaso sanitário por meia hora.
  4. Se surgir água no vaso, está havendo vazamento pela válvula ou pela caixa de descarga.

Limpeza de caixa d'água

Depois do tratamento realizado pelo DAE é hora do cliente fazer sua parte e zelar pela qualidade do produto oferecido.Para isso, é imprescindível cuidar das instalações hidráulicas e lavar a caixa d' água a cada 6 (seis) meses.

Confira aqui dicas para fazer isso da forma correta e, o mais importante, com segurança.

1

Programe com antecedência o dia da lavagem da sua caixa d'água. Escolha de preferência um fim-de-semana em que você não tenha compromissos agendados.

2

Tenha certeza de que a escada que dá acesso à caixa está bem posicionada e que não há o risco de escorregar.

3

Feche o registro da entrada de água na casa ou amarre a bóia.

4

Armazene água da própria caixa para usar enquanto estiver fazendo a limpeza.

5

O fundo da caixa deve estar com um palmo de água.

6

Tampe a saída para poder usar este palmo de água do fundo e para que a sujeira não desça pelo ralo.

7

Utilize um pano úmido para lavar as paredes e o fundo da caixa. Se a caixa for de fibrocimento, substitua o pano úmido por uma escova de fibra vegetal ou de fio de plástico macio. Não use escova de aço, vassoura, sabão, detergente ou outros produtos químicos.

8

Retire a água da lavagem e a sujeira com uma pá de plástico, balde e panos. Seque o fundo com panos limpos e evite passá-los nas paredes.

9

Ainda com a saída da caixa fechada, deixe entrar um palmo de água e adicione dois litros de água sanitária. Deixe por duas horas e use esta solução desinfetante para molhar as paredes com a ajuda de uma brocha e um balde ou caneca de plástico.

10

Verifique a cada 30 minutos se as paredes secaram. Se isso tiver acontecido, faça quantas aplicações da mistura forem necessárias até completar duas horas.

11

Não use esta água de forma alguma por duas horas.

12

Passadas as duas horas, ainda com a bóia amarrada ou o registro fechado, abra a saída da caixa e a esvazie. Abra todas as torneiras e acione as descargas para desinfetar todas as tubulações da casa.

13

Procure usar a primeira água para lavar o quintal, banheiros e pisos.

14

Tampe bem a caixa para que não entrem insetos, sujeiras ou pequenos animais. Isso evita a transmissão de doenças. A tampa tem que ter sido lavada antes de ser colocada no lugar.

15

Anote do lado de fora da caixa a data da limpeza e na agenda a data para a próxima limpeza. Abra a entrada de água da casa e deixe a caixa encher. Esta água já pode ser usada.

fonte: site Sabesp - PURA