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Dúvidas Frequentes

O consumo da minha residência aumentou injustificadamente

Em principio não culpe o hidrômetro ou peça a substituição do mesmo, verifique primeiro suas instalações internas procure possíveis vazamentos, avalie se o aumento de consumo pode estar relacionado ao excesso de calor em determinado período do ano, a tendência é no verão o consumo aumentar e nos inverno normalmente apresenta-se uma queda no consumo, verifique também como anda seu consumo, lavagens de carro, piscina, rotina doméstica ou até mesmo aumento de pessoas na casa ocasionado por visitas. É sempre bom lembrar que o hidrômetro não dispara sem que haja passagem de água e a tendência é com passar dos anos irem registrando menor consumo, pois, há um desgaste natural de suas engrenagens, por isso efetuamos periodicamente a substituição dos hidrômetros mais antigos.

Estou em débito com o DAE.

Procure imediatamente um dos nossos postos de atendimento. O atendente irá informar as condições de parcelamentos no DAE. Não se esqueça de comparecer munido de documentos pessoais, bem como com os documentos do imóvel.

Minha residência é alugada e possui débitos. Posso parcelar?

Nesse caso será necessária a apresentação do contrato de locação e de autorização do locador do imóvel, com reconhecimento da assinatura em cartório, bem como dos documentos pessoais de ambos.

Pedir ligação de água e esgoto em minha residência

O pedido de ligação é feito direto no balcão de atendimento do DAE. No momento da solicitação é necessária a apresentação dos documentos do imóvel e de solicitação por escrito do proprietário. Caso não seja possível o proprietário comparecer no DAE pessoalmente, deverá ser apresentada procuração específica ou autorização com reconhecimento da assinatura em cartório.

Comprei uma casa recentemente. Como alterar o cadastro no DAE?

A atualização dos cadastros no DAE é simples e rápida. Basta o proprietário comparecer em um dos postos de atendimento com a documentação do imóvel e documentos pessoais. Solicitações para verificação de débitos, alteração de endereço de entrega, dentre outros, também podem ser requeridos.

Como tirar a segunda via de uma fatura?

Para emissão da 2ª via de uma conta você precisa ter em mãos o código do consumidor, dígito de controle e inscrição cadastral (clique aqui e veja como identificá-lo em uma conta). Em seguida clique aqui para emissão da 2ª via da conta. Caso você não tenha em mãos o código do consumidor e as outras informações, entre em contato com o nosso atendimento telefônico, 0800-7703459 ou 3459-5910 e forneça o endereço correto do imóvel para identificação dos códigos, ou dirija-se a um local de atendimento físico do DAE.

Efetuei o pagamento em duplicidade. O que fazer?

Você deverá comparecer a um dos postos de atendimento do DAE de posse da conta original e os comprovantes de pagamento, para que seja solicitada a devolução.