Educação
Museu da Água
Museu da Água - Santa Bárbara D’Oeste

Histórico

Para promover o resgate e valorização do patrimônio histórico da cidade e a necessidade de mais um espaço para realizar ações de educação ambiental, a Prefeitura e o DAE criaram o Museu da Água, inaugurado no dia 22 de dezembro de 2008.

 

Concepção e Objetivos

O interesse em criar o museu nasceu da preocupação com a conscientização e educação ambiental e ainda com a evolução da gestão da água em nosso município. A ideia é dar liberdade de informação ao utilizar o espaço da ETA (Estação de Tratamento de Água) I, permitindo aos visitantes conhecer a evolução do tratamento da água na cidade através de imagens, documentos históricos e equipamentos. O museu foi instalado numa casa antiga construída na década de 40 no pátio da ETA I.

Primeiro Museu

Embora o atual museu da água tenha sido inaugurado no ano de 2008, ao lado da ETA I, sua primeira versão ocorreu em outubro de 2000, após a restauração da casa de bombas do Parque das Águas, na Represa de Cillo, a 1 ª represa da cidade. Os materiais e arquivos avaliados foram elaborados em parceria com a Fundação Romi, através de seu arquivo histórico.

 

Visitas

Instalações

O Museu da Água possui no interior os seus vários painéis abordando sobre a História das Estações de Tratamento, o Ribeirão dos Toledos, o Percurso da Água da Cidade, o ciclo da água, tratamento de esgoto, mata ciliar, entre outros. Há vários objetos antigos, que eram utilizados pelo DAE. O Museu conta com um amplo auditório, o palco pode ser utilizado para palestras e aulas de educação ambiental.

Público Alvo

O museu recebe visita de instituições de ensino, terceira idade, Centro de Integração da Criança e do Adolescente, ONG, associações de bairros e outros segmentos organizados da sociedade.

Como agendar

Para solicitar uma visita, compareça com um ofício indicando o nome da instituição, a quantidade de visitantes, a faixa etária e o objetivo da visita e protocole na sede administrativa do DAE, localizada à Rua José Bonifácio, nº 400 - Centro.