DAE de S. Bárbara segue com obras de novos reservatórios

15/05/2019
As obras da segunda etapa de ampliação do sistema de tratamento, reservação e abastecimento de água para a zona leste de Santa Bárbara d’Oeste, através do sistema ETA IV (Estação de Tratamento de Água), seguem com as construções de quatro novos reservatórios – três elevados e um apoiado – que serão instalados nos pontos de distribuição dos bairros Jardim das Palmeiras, Santa Rosa e Cidade Nova. Além dos reservatórios, a segunda etapa da obra inclui outras frentes de trabalhos que beneficiam essa região, com investimento total na ordem de R$ 15,4 milhões – financiamento Governo Federal e contrapartida. Estando na fase inicial de concretagem da base dos tanques, as obras incluem um reservatório apoiado de 2.500 m³ e um elevado de 250m³, no bairro Santa Rosa, e mais dois elevados de 250m³ cada, um na Cidade Nova e outro no Palmeiras. Com esse volume de água reservada, somada à capacidade dos três reservatórios que foram construídos e entregues recentemente na primeira etapa, a zona leste contará com mais 5,8 milhões de litros de água tratada disponível. Estão incluídas ainda nesta segunda etapa outras frentes de trabalho que se encontram em trâmites de licitações no DAE (Departamento de Água e Esgoto) do município, sendo uma nova adutora, entre o ponto de distribuição de água do Jardim Amélia ao novo reservatório elevado (em construção) no Jardim da Palmeiras, uma rede mestra de água para a parte alta do Jardim Europa, via reservatório Palmeiras, e setorizações na distribuição de água nessa região. A previsão é que toda essa melhoria esteja em operação até no primeiro semestre de 2020. A troca de rede de água da Vila Dainese, que também integra essa etapa, já foi concluída. Ainda com relação às ações de melhorias no abastecimento de água para a zona leste, o DAE de Santa Bárbara prepara a instalação, em breve, da nova adutora que irá substituir a antiga e principal tubulação que abastece essa região, tubulação essa considerada fora das especificações técnicas exigida para tal, motivo dos constantes rompimentos que ocasionam transtornos a essa população. Com o projeto pronto, o início da obra aguarda os últimos preparativos pela equipe técnica do DAE. DAE/SBO: 15.05.19.