Notícias
DAE de S. Bárbara homologa obra de ampliação da ETE Balsa
Notícias • Enviado em 15/12/2018

A ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Balsa, em Santa Bárbara d’Oeste, terá sua capacidade ampliada em 700%. A homologação da contratação de empresa específica para execução da obra, no valor de R$ 5.423.930,10, foi assinada nesta sexta-feira (14) pelo vice-prefeito e diretor-superintendente do DAE (Departamento de Água e Esgoto), Rafael Piovezan. A obra integra ações que projetam o tratamento de 100% do esgoto do município até 2020.

Atualmente, a ETE Balsa trata uma vazão de 20 litros por segundo (l/s) de esgotos gerados de uma população em torno de 20.000 habitantes, sendo parte de moradores da Zona leste de Santa Bárbara e parte da região do bairro da Balsa, em Americana, município que mantém contrato do serviço com o DAE barbarense. Com o novo projeto, as novas adaptações (Retrofit) na ETE Balsa determinará uma nova concepção do tratamento, permitindo tratar até 160 l/s.

Com a obra, a nova ETE Balsa passará atender também parte do esgoto gerado pela bacia do Córrego Barrocão, a qual inclui uma grande área da Zona Leste, através do recalque de parte do efluente coletado nessa bacia e enviado para ser tratado na ETE Barrocão, que segue com a obra de construção, até o momento, com quase 40% concluída.

A ETE Balsa está instada em área rural de Santa Bárbara d’Oeste, próxima do limite dos municípios de Americana e Limeira, à margem esquerda do Rio Piracicaba. Os recursos investidos na obra são através de repasse do governo estadual e contrapartida do DAE. O prazo de conclusão da obra é de 12 meses, a contar da emissão da Ordem de Serviço, que deve ocorrer no início de 2019.

Com a conclusão dessas obras, e mais a nova ETE Toledos II, que será entregue em breve, Santa Bárbara passará a ter 100% do esgoto tratado até o ano de 2020. A homologação da obra da ETE Balsa foi publicada neste sábado (15) no Jornal local, Diário de Santa Bárbara d’Oeste.

DAE/SBO: 15.12.18.