Notícias
DAE faz aceiros para proteção das matas ciliares
Notícias • Enviado em 04/07/2018

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste intensifica ações preventivas que visam proteger as matas ciliares de possíveis princípios de incêndios neste período de estiagem, onde a vegetação se torna seca e com grande risco de provocar queimadas devido os baixos índices de chuva e o tempo seco, que são características que predominam nesta época do ano.

Nesta semana, a Divisão de Meio Ambiente da autarquia mobilizou equipes para a construção de aceiros num trecho à margem da mata ciliar existente na represa Areia Branca, compreendendo uma extensão de 4 km. Em outra margem da mata, a equipe já programa realizar o serviço num trecho de 8 km.

Os aceiros são aberturas no solo que separam as árvores que compõem a mata da vegetação, atuando como barreiras para evitar o progresso do incêndio florestal, e são executados manualmente e com o auxílio de máquinas roçadeiras.

Com exceção da Areia Branca, os aceiros já foram realizados nas matas das represas São Luiz e de Cillo, bem como da Represinha Santa Alice, que é o ponto de captação e adução de água bruta da cidade, passando a contar agora com as manutenções periódicas nos mais de 20 km de aceiros nas matas ciliares, as quais têm a função de proteger os mananciais de Santa Bárbara d’Oeste.

DAE/SBO: 04.07.18.