DAE intensifica fiscalização em ligações irregulares de esgoto nos imóveis
Notícias • Enviado em 28/09/2018

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste deu início, nesta sexta-feira (28), no Jardim Conceição, ao procedimento que visa detectar possíveis ligações irregulares de água de chuva nas tubulações de esgotos dos imóveis através do serviço de termonebulização, que é o lançamento de fumaça na rede coletora de esgoto da rua. O objetivo é minimizar transtornos, além de preservar os serviços prestados de afastamento, coleta, bombeamento e tratamento do esgoto no município, por meio da regularização da situação no imóvel. Todos os bairros serão vistoriados.

As ligações irregulares, geralmente encontradas nos quintais das casas, através dos ralos, permitem o aumento na vazão da rede coletora, fazendo com que a tubulação não suporte e, principalmente em períodos de chuvas, todo o esgoto misturado com a água na rede fique propenso a retornar para dentro do imóvel, causando danos materiais e riscos à saúde, facilitando ainda a entrada de escorpiões e baratas.

O imóvel com a ligação irregular é identificado pela fumaça injetada na rede, que sai pelo ralo no quintal. Na operação, além do auxílio do drone da Guarda Civil, uma equipe verifica casa por casa e encaminha as supostas irregularidades ao setor de fiscalização, que, confirmando o problema, orienta e notifica o morador a corrigir a situação no prazo de 30 dias. A multa no caso de descumprimento é de 100 UFESP, conforme estabelece a Lei Municipal 2907/2005.

Com o início desse sistema de termonebulização, utilizado pela primeira vez no município para esse fim, as ações, que já vinham sendo aplicadas de outra forma pelo setor de fiscalização, se intensificam a fim de atender também a uma das exigências do Programa do Governo do Estado de São Paulo, denominado de Município Verde Azul, cujo objetivo é “estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo”.

Toda a ação será desenvolvida periodicamente em bairros da cidade pela Divisão de Educação Ambiental do DAE, com os apoios da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sesetran (Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil) e Centro de Zoonoses. Na operação desta sexta-feira, no Jardim Conceição, foram confirmados cinco imóveis com a ligação irregular no esgoto.

DAE/SBO: 28.09.18.