Notícias
DAE reforma reservatórios de produto químico da ETA II
Notícias • Enviado em 12/09/2018

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste reformou dois tanques de fibra de vidro que reservam produto químico utilizado no processo de tratamento de água da ETA II – Estação de Tratamento de Água -, localizada na Vila Aparecida. Além de manter o devido armazenamento do produto, a medida visa à prevenção de acidentes, uma vez que a bacia de contenção dos tanques também passou por reformas na sua estrutura civil.

Os reservatórios comportam 15 mil litros de policloreto de alumínio, produto essencial para os processos de coagulação da água durante as etapas de tratamento. Além do reforço nas estruturas internas, os tanques receberam um tipo de pintura especial na parte externa que aumenta a durabilidade das paredes que ficam em contato com o produto químico. Os serviços foram realizados por empresa específica contratada pelo DAE.

Já o reforço da bacia de contenção, cuja função é evitar transtornos e danos maiores em um possível caso de vazamento do produto, ficou sob a responsabilidade da equipe de manutenção civil da autarquia.

Também conhecido como PAC, o policloreto de alumínio é um coagulante utilizado para a clarificação da água, sendo de grande eficiência no tratamento, tanto na ETA II, quanto na ETA IV, que fica no Jardim Souza Queiroz – estações em atividades no município. No tratamento da água são adicionados outros produtos, como o hidróxido de cálcio em suspensão, o ácido fluossilícico (flúor) e o hipoclorito de sódio. O reservatório que armazena o flúor da ETA II, desse mesmo porte, também deve passar por reforma em breve.

DAE/SBO: 12.09.18.