Notícias
DAE reforma sistema de tratamento de água da parte antiga da ETA II
Notícias • Enviado em 10/05/2018

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste dá sequência nas medidas de reforço que vem executando de forma gradativa no sistema de tratamento de água da parte antiga da ETA II (Estação de Tratamento de água), localizada na Rua Calil Baruque, 687, Vila Aparecida, e reformou dispositivos que atuam nas etapas do tratamento e, também, a parte da construção civil dos tanques onde funcionam os filtros desse sistema que foi inaugurado em 1968.

Nesta semana, as calhas de fibra que integram a etapa de decantação, e têm fundamental importância no processo de tratamento da água, foram instaladas depois de cada peça ter recebido reforço na estrutura e pintura. No total, são seis calhas que operam distribuídas em dois decantadores. O abastecimento de água seguiu normal durante os trabalhos de instalação dos equipamentos.

As ações asseguram o bom funcionamento desse sistema que tem 50 anos e mantém a qualidade da água tratada. Mais melhorias estão prevista nesse sistema. Em breve, novos equipamentos mecânicos serão instalados em substituição aos antigos que se encontram em estado de atenção por conta dos desgastes pelo tempo.

A ETA II teve sua capacidade ampliada em 1985, quando a construção da sua segunda parte entrou em funcionamento. Atualmente, é a responsável por produzir água tratada para a região central e demais regiões no entorno, menos para a zona leste, ficando esta abastecida pela ETA IV, localizada na Avenida Prefeito Isaías Hermínio Romano, 500, Jardim Souza Queiroz.

Fotos: Claudoaldo Viana

DAE/SBO: 10.05.18.