Notícias
DAE segue com ampliação da Represinha
Notícias • Enviado em 10/10/2017

A obra de reforma e ampliação da Estação Elevatória Santa Alice, conhecida como Represinha, em Santa Bárbara d’Oeste, se encontra na fase de construção da sua nova estrutura, que vai contar com mais dois novos potentes conjuntos motobombas e de modernos equipamentos operacionais. Iniciada neste segundo semestre pelo DAE (Departamento de Água e Esgoto) do município, a obra vai aumentar a produção e reservação da água tratada. A melhoria vem ao encontro com outra obra em andamento, a ampliação do sistema da ETA IV (Estação de Tratamento de Água), que juntas somam investimentos de R$ 18,6 milhões, em recursos do governo federal e DAE.

A Represinha, instalada no Jardim Santa Alice, tem a função de reservar a água bruta das três represas: Areia Branca, São Luiz e a de Cillo. É responsável pelo abastecimento das estações de tratamento de água em atividades na cidade, que são a ETA II, na Vila Aparecida, a ETA IV, no Jardim Souza Queiroz, e a ETA I, que fica na Avenida Monte Castelo, esta última atende somente em casos de emergências no abastecimento. Esta reforma é a maior já realizada na elevatória desde sua inauguração, no ano de 1978.

Outra obra que vai atender esse aumento na demanda é a ampliação da ETA IV, que contempla um conjunto de ações em fase de finalização, como as construções de novos reservatórios, sendo dois nas dependências da estação e um no ponto de distribuição do Jardim Amélia, na zona leste, e três novas adutoras, uma que já atende o Trinta e Um de Março e bairros próximos, uma para a região do Amélia, que compreende o abastecimento de 20 bairros da zona leste, e, por fim, a adutora de 900 milímetros de diâmetro que compõe a nova linha de recalque da água bruta, da Represinha para a ETA IV. O prazo para a conclusão da ampliação da Represinha é de 15 meses, a contar de agosto deste ano.

DAE/SBO: 10.10.17.