Notícias
Elevatória de Esgoto Conceição mostra eficiência após obra de ampliação
Notícias • Enviado em 03/10/2018

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste ampliou e modernizou sua principal e maior Estação Elevatória de Esgoto, a Conceição, localizada no bairro que dá nome à elevatória. As melhorias nesse importante sistema de esgotamento sanitário, que pertence à bacia do Ribeirão dos Toledos, foram finalizadas no primeiro semestre deste ano e já apresenta eficiência na operação de pré-tratamento do esgoto, processo que foi implantado com a obra de ampliação da estação.

Com investimentos de mais de R$ 3,6 milhões, a obra visa à melhora no desempenho hidráulico das bombas e proporciona uma maior durabilidade dos equipamentos e das canalizações de sucção, por meio da eliminação de resíduos de grandes e pequenos portes que chegam junto com o esgoto na elevatória, enviando o esgoto praticamente filtrado para a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Toledos I, que fica no mesmo bairro.

Os materiais descartados irregularmente na rede, como preservativos, plásticos, tecidos, etc., são recolhidos já na entrada do esgoto através do gradeamento e, em seguida, da peneira rotativa, sistemas do pré-tratamento que viabilizam a economia com a redução de manutenções e garantem a eficiência na operação, tanto da elevatória como da ETE Toledos I, a qual recebe da Elevatória Conceição cerca de 80% do esgoto que trata.

Atualmente, esse é o maior sistema de esgotamento sanitário em atividade no município. No ano passado, a ETE Toledos I teve sua capacidade de tratamento do esgoto ampliada pelo DAE. Em breve, o município contará com o tratamento de 100% do esgoto através das novas estações de tratamento que seguem em obras, a ETE Toledos II e a ETE Barrocão. Os investimentos na ampliação da Elevatória Conceição compreendem repasse do governo estadual e contrapartida do DAE.

DAE/SBO: 03.10.18.