Notícias
Obra de Ampliação da Represinha recebe cobertura e grades
Notícias • Enviado em 05/12/2017

A cobertura da parte ampliada da Estação Elevatória Santa Alice, a Represinha, foi concluída em ação da obra de ampliação que o DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste realiza no local com o objetivo de assegurar a qualidade no recalque da água bruta às ETAs (Estações de Tratamento de Água), bem como possibilitar o aumento na produção de água tratada. Além da cobertura, o fechamento lateral do espaço ocorre com a colocação das grades que mantêm o padrão da estrutura física da estação. O investimento é na ordem de R$ 3 milhões.

A ampliação da Represinha irá comportar dois novos potentes conjuntos motobombas (já adquiridos pela autarquia), uma área reservada para uma futura instalação de um terceiro conjunto motobomba, um abrigo para transformadores de energia elétrica e um mezanino, onde serão instalados os novos painéis elétricos com inversores – que controla automaticamente o bombeamento conforme a demanda, garantindo assim reduções nos custos com energia elétrica e com manutenções dos equipamentos.

A Represinha está localizada no Jardim Santa Alice, entre as ruas Vinte e um de Abril e Sabino Juvenal. Essa estação tem a função de represar as águas que chegam das três represas que abastecem a cidade e distribui a água bruta para ser tratada na ETA II, na Vila Aparecida, e na ETA IV, no Jardim Souza Queiroz.

Desde 1978, quando foi concluída sua reconstrução – antes existia uma antiga barragem no local -, esta é a maior reforma que a estação recebe nesse tempo, com investimentos de recursos oriundos do repasse do governo federal, por meio da cobrança federal pelo uso dos recursos hídricos – Agência PCJ – e da contrapartida do DAE.

DAE/SBO: 5.12.17.