Notícias
Outubro Rosa: DAE de S. Bárbara promove palestra a funcionários
Notícias • Enviado em 09/10/2018

A manhã desta terça-feira (9) foi de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama para os servidores do DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste, através de uma palestra com a jornalista convidada Andrea Mesquita, que abordou, entre os assuntos relacionados, sua experiência vivida em duas ocasiões com a doença. A ação foi uma iniciativa da Divisão de Recursos Humanos da autarquia e vem ao encontro com a campanha “Outubro Rosa”.

Na ocasião, os funcionários que estavam presentes, na maioria mulheres, conheceram um pouco da trajetória de luta da palestrante contra o câncer de mama nas duas vezes que foram diagnosticados, em 2003 e 2008. Andrea contou que, seu empenho no tratamento, a família e sua fé foram os pilares essenciais para estar hoje definitivamente curada, desde o ano de 2013.

“Independente da crença ou religião, a pessoa deve acreditar em uma força maior que a leve a ter um pensamento positivo com relação à cura, força que dá coragem de lutar até o fim enquanto houver esperança”, comentou Andrea. “Acreditar em falsas promessas que incentivam deixar de lado o tratamento médico e fazer o uso somente de chás de “ervas milagrosas”, e coisas desse tipo, estará agravando o tumor já diagnosticado. Eu tenho fé, mas acredito também na ciência”, finalizou.

Além da sua história com a doença, a jornalista palestrou sobre o câncer de mama, a relação doente-família-amigos, o apoio do homem enquanto companheiro e exibiu um vídeo de animação sobre a importância da prevenção. Andrea Mesquita mora em Piracicaba e atuou em vários órgãos de imprensa da região, passando também pelo jornal local, o Diário de Santa Bárbara d’Oeste, em 1997. Atualmente, Andrea é escritora e também trabalha com assessoria de imprensa. O evento ocorreu na sala de treinamento da sede administrativa do DAE.

 

DAE/SBO: 09.10.18.