Notícias
Projeto Gota d’água em Santa Bárbara leva alunos ao Museu da Água
Notícias • Enviado em 09/04/2018

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) e a Secretaria Municipal de Educação de Santa Bárbara d’Oeste desenvolvem com crianças de 6 e 7 anos, alunos do primeiro ano das escolas municipais, o projeto Gota d’Água. Com o objetivo de sensibilizar e fomentar a educação ambiental, o projeto é uma iniciativa do Consórcio da Bacia dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí – PCJ -, que trata sobre a importância da Educação Ambiental voltada à Gestão dos Recursos Hídricos.

Nesta segunda-feira (9), participaram alunos do Ciep “Profº. José Renato Pedroso”, do bairro Parque do Lago, e da Emefei “Profª. Terezinha de J. Soares Quinalha”, do Jardim Vista Alegre, totalizando cerca de 30 alunos. O aprendizado das crianças aconteceu com um passeio pelo Museu da Água, que fica nas dependências da primeira estação de tratamento de água do Município, a ETA I, onde um vídeo sobre a importância da água e preservação do meio ambiente foi apresentado, além de fotos e objetos expostos no Museu.

O tema escolhido pelo Consórcio PCJ para o projeto deste ano foi “Ecoturismo”, cujas atividades fora do ambiente escolar já vêm sendo aplicadas pelo município barbarense desde 2015, ano que foi lançado o projeto Gota d’Água pelo PCJ, substituindo e intensificando as ações que antes eram praticadas nas Semanas da Água pelos municípios associados.

Em Santa Bárbara, o projeto é realizado durante o ano, todas as segundas-feiras, tendo como público-alvo os alunos do primeiro ano do ensino fundamental das escolas municipais. Os encontros são ministrados pela chefe da Divisão de Educação Ambiental do DAE, Mônica Tortelli, e pela Coordenadora do NEA – Núcleo de Educação Ambiental “Fioravante Luiz Angolini”, Gilmânia Paiva.

DAE/SBO: 09.04.18.