S.Bárbara recebe Menção Honrosa do Consórcio PCJ
Notícias • Enviado em 23/11/2018

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste recebeu Menção Honrosa pelo Programa Bacia Caipira do Consórcio das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), em Seminário de Avaliação do projeto Gota d’Água, realizado nesta quarta-feira (21) no Museu da Água, em Indaiatuba. De 30 Municípios participantes, oito foram premiados. O projeto de Educação Ambiental foi criado e realizado em parceria com o município de Piracicaba e desenvolvido durante o ano de 2018, entre os meses de março a novembro.

As cidades participantes do projeto inscreveram seus trabalhos e demonstraram as atividades executadas durante o ano por meio de vídeo. Dentre os prêmios distribuídos, três menções honrosas foram entregues aos municípios de Santa Bárbara d’Oeste, Piracicaba e Cordeirópolis.

Com o tema “Seguindo as águas e trazendo histórias”, o Programa Bacia Caipira tem como objetivo a educação e conscientização ambiental, a partir do ecoturismo, foco de 2018. Os trabalhos desenvolvidos ressaltam a importância histórica, cultural e o meio ambiente dos dois municípios (Santa Bárbara e Piracicaba) por meio de diferentes atividades junto a grupos da terceira idade. Neste ano participaram quatro grupos, dois de Santa Bárbara – Alegria de Viver e Esperança; e dois de Piracicaba – Estação Idoso José Nassif e Terceira Idade do Tupi, envolvendo mais de 80 participantes.

Os roteiros das atividades incluíram a Estação Experimental do Tupi (Horto), com a participação do historiador Antonio Carlos Angolini, plantio de mudas nativas na entrada do horto e laboratório móvel com experimentos para aferir a qualidade da água, o Parque do Parque do Mirante de Piracicaba (Núcleo de Educação Ambiental) e o sítio com plantas medicinais do descendente indígena Rosilvado Pereira, no Cruzeiro do Sul, em Santa Bárbara.

A parceria do Bacia Caipira envolve o Instituto Florestal da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e as Prefeituras de Santa Bárbara d’Oeste e Piracicaba, com suas respectivas Secretarias de Educação e Meio Ambiente, além do DAE barbarense e o SEMAE (Serviço Municipal de Água e Esgoto) de Piracicaba. O programa teve início este ano e dará sequência nos próximos anos, com a participação de outros grupos da terceira idade.

O vídeo com o registro de todas as atividades realizadas durante o ano que permitiu que o Município recebesse a Menção Honrosa foi produzido pelo DAE barbarense e pode ser acessado pelo link https://www.youtube.com/watch?v=4S98w_mDgR8&fe.

DAE/SBO: 23.11.18.