Troca de rede de água do Centro de S. Bárbara recebe elogios de moradores
Notícias • Enviado em 13/09/2018

A obra de troca de redes e adutoras do Centro de Santa Bárbara d’Oeste foi concluída há quatro meses pelo DAE (Departamento de Água e Esgoto) do município e vem sendo motivo de elogios por parte dos moradores, que antes conviviam com períodos críticos de baixa pressão e sujeira na água por consequência dos antigos tubos já desgastados de ferro e amianto, tubulações que também causavam vários transtornos com desabastecimentos por conta de constantes manutenções. O investimento da obra foi de mais de R$ 3 milhões, entre repasses do governo federal e contrapartida do DAE.

Agora com novos tubos de material específico e com maior durabilidade – polietileno de alta densidade – toda a região central recebe a água tratada com a qualidade que é distribuída na cidade e com a pressão adequada na rede. Benefícios que vinham sendo solicitados há tempo por moradores dessa região antiga da cidade.

Aparecida Ferreira Leite, moradora da Rua General Câmara, comentou que a obra melhorou muito a pressão e a qualidade da água em sua casa. “Antes eu não tinha água suficiente, a pressão era baixa e as adutoras antigas quebravam quase que duas vezes por semana, nisso a água vinha suja, tinha até que fechar o registro para a sujeira não subir no depósito. Hoje a água está limpa e em quantidade, com uma ótima pressão”.

Moradora de um sobrado, também da Rua General Câmara, Shirley Nicola de Fátima dos Santos disse que “a obra foi uma maravilha. Agora tenho água para tudo. Eu reclamava constantemente no DAE pelo fato de que a água não tinha força para subir à lavanderia, que fica na parte superior da casa. Hoje está perfeito, a água sobe e dá pra lavar a roupa tranquila”.

Euridice Antônio Nicolai, morador há 45 anos na Rua Paulo de Moraes, expressou sua satisfação com a obra. “Eu tinha um problema sério com água suja, pois minha casa é de esquina, em um ponto de final de rede. Agora, com os encanamentos novos que estão aí, a água está vindo com muito mais pressão e limpa”.

Maria Elisabete Casteletti de Toledo, da Rua Dona Margarida, comentou que “quando fizeram a rede nova aumentou sim a água, tanto que não posso deixar o registro aberto de tudo, ficou ótimo, e a água é muito boa”, completou.

Com a obra, a região central de Santa Bárbara passou a ser abastecida pela nova adutora instalada na Rua Quinze de Novembro, cujo percurso compreende a saída da ETA II – Estação de Tratamento de Água -, na Vila Aparecida, e segue pelas Ruas José Benedito Teixeira, Treze de Maio, Quinze de Novembro, Avenida Tiradentes, Avenida Pérola Byington e finaliza na interligação com a adutora da Avenida Bandeirantes, abastecendo também os bairros Vila Oliveira, Jardim Augusto Cavalheiro e Vila Diva. Essa nova adutora substituiu a crítica e agora extinta adutora de amianto que causou tantos transtornos por vários anos com manutenções, instalada na época (há quase 50 anos) pela Rua Riachuelo.

DAE/SBO: 13.09.18.