Notícias
Vandalismo é encontrado em rede de esgoto pelo DAE
Notícias • Enviado em 08/05/2018

Ao atender um chamado de esgoto entupido no Jardim Barão, nesta segunda-feira (7), o DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da equipe de manutenção, se deparou com uma grande quantidade de entulhos que, possivelmente, foi jogada intencionalmente na rede coletora do bairro através de um poço de visita (PV), obstruindo a passagem do esgoto.

Pedaços de cabos de vassouras, mangueiras, arames, armações quebradas de pipas e até um cobertor foi retirado de um PV durante a ação de limpeza que ocorreu em dois PVs existentes na Rua São José do Rio Pardo.

O descarte irregular desses materiais na rede de esgoto pode ocasionar rompimentos na tubulação da rua e vazamentos até mesmo nas próprias residências, atraindo ratos e insetos que vivem no esgoto e, com isso, trazer riscos à saúde dos moradores, além do mau cheiro.

Segundo os servidores da autarquia que atuaram no local, por pouco esse material teria causado danos maiores na rede de esgoto se não fosse retirado a tempo. Casos desse tipo são considerados atos de vandalismo, e já foram encontrados também em ações preventivas que o DAE executa em diferentes pontos da cidade.

O DAE alerta para o perigo do lixo na rede de esgoto, a qual deve ser composta apenas de fezes, urina e águas das lavagens de roupas, louças e banho. O descarte de resíduos sólidos nessas redes compromete não só o serviço prestado de afastamento do esgoto, mas também o meio ambiente. Após os trabalhos, o sistema de esgotamento sanitário do bairro voltou á normalidade.

DAE/SBO: 08.05.18.