Água
Parques

Parque dos Ipês

parque`

O Parque dos Ipês foi inaugurado em 1996, na Avenida Corifeu de Azevedo Marques, ao lado do Centro Social Urbano, visando aproveitar uma área alagadiça e tomada pelo mato que trazia riscos à comunidade. Em junho de 2008, depois de passar por amplas reformas, o parque foi reaberto, completamente remodelado.

O parque reúne várias espécies silvestres, atraídas pela qualidade do ambiente, fazendo do local um dos pontos paisagísticos mais bonitos de Santa Bárbara. Sua extensão é de 72 mil metros quadrados (7,2 hectares) em local privilegiado, praticamente no centro da cidade.

Além de ser um dos principais locais para caminhadas, é possível fazer exercícios ao ar livre graças aos aparelhos para ginástica. Em sua reforma, o parque foi reestilizado, seu sistema de iluminação redimensionado. O lago foi desassoreado e centenas de novas árvores foram plantadas, entre espécies nativas e palmeiras adultas. O parque fica aberto todos os dias, a partir das 5h às 21h.

Parque do Araçariguama

O Parque do Araçariguama foi construído na área central da cidade, próximo ao Parque dos Ipês, aproveitando o córrego do mesmo nome que nasce na Fazenda Rochelle. Formado em uma área de 70 mil metros quadrados, com uma lagoa de 12 mil metros quadrados, sobre a qual foi construída uma ponte com 14 metros de comprimento por  2,1 de largura.

Ponto de grande afluência de público, para caminhadas, corridas, momentos de lazer, recebendo várias melhorias, que incluem o plantio de novas espécies de árvores. O parque conta com quatro quiosques, bancos, sanitários, pista para caminhada, barras fixas para alongamento e exercícios, além de centenas de árvores plantadas. Há também um trecho da mata ciliar do córrego, com cerca de dois mil exemplares de várias espécies, como: cedro, ipê roxo, jatobá, cabreúva, jacarandá e jaracatiá, além de espécies frutíferas, como amora, pitanga e jambo.

Parque das Águas

O Parque das Águas foi construído com recursos do DAE em uma área abandonada, de modo a preservar a natureza local. Com 135 mil metros quadrados de área, é um dos pontos turísticos de Santa Bárbara.