Água
Represas

Santa Bárbara d'Oeste sofreu muito com o aumento populacional, chegando a ficar praticamente sem água na primeira metade da década de 90. O problema foi resolvido quando o DAE construiu a Represa da Areia Branca, fortalecida pela Represa São Luiz, construída posteriormente. Portanto, a cidade hoje conta com três represas que garantem água com qualidade e em quantidade suficiente a todos os moradores do município.

Represa Areia Branca

areiabranca

A Represa Areia Branca, inaugurada em 04 de dezembro de 1998, é a maior represa da cidade. Tem uma área superficial de 1.808.264 m² e volume armazenado de 3.500.000 m³. Sua margem possui mais de 20 quilômetros de extensão, sendo que grande parte dela está coberta por mata ciliar e abriga animais e aves de várias espécies.

Represa São Luiz

saoluiz

A Represa São Luiz, inaugurada em 05 de agosto de 2004, possui área superficial de 777.989 m² e volume armazenado de 3.040.000 m³. Possui 12 quilômetros de margem e conta com aproximadamente 34 mil árvores integrando sua mata ciliar. É alimentada pelo Ribeirão São Luiz, seus afluentes e sub afluentes.

Represa de Cillo

cillo

A Represa de Cillo, a mais antiga das três, foi construída originalmente na década de 80 para abastecer a Usina de Cillo e hoje abastece a cidade. Possui área superficial de 649.608 m² e volume armazenado de 1.167.401 m³.

Represinha Jardim Santa Alice

represinha

Além das três grandes represas, existe a Represinha do bairro Jardim Santa Alice, que na verdade é um ponto de captação de água bruta (não tratada). Após receber muitas adaptações, passou a ser chamada de Estação Elevatória do Jardim Santa Alice, sendo capaz de suprir a necessidade de 300 mil habitantes. Todas as represas estão localizadas na bacia do Ribeirão dos Toledos.