Obras – Ampliação 2ª etapa ETA IV – Reservatórios Cidade Nova, Palmeiras e Santa Rosa

Dia 22 de março, Dia Mundial da Água. E nesta data, Santa Bárbara d’Oeste tem motivos para comemorar. O Município está prestes a avançar ainda mais no reforço do abastecimento de água. O DAE (Departamento de Água e Esgoto) segue com a 2ª etapa das obras de ampliação do sistema ETA IV (Estação de Tratamento de Água), no bairro Souza Queiroz.

A ação tem o objetivo de aumentar a capacidade de reservação e distribuição de água tratada. Dentro do projeto já foi executada a troca de mais de 5 mil metros de redes de água da Vila Dainese – que há 50 anos era abastecida pelo município de Americana.

As obras realizadas atualmente são de ampliação dos reservatórios Cidade Nova, Jardim das Palmeiras e Santa Rosa, que já estão com 100% das fundações executadas. Nas próximas semanas ocorrem as construções das superestruturas nos três reservatórios – de 250 m³ cada -, além de um reservatório apoiado de 2.000 m³, totalizando aumento de mais de 2,7 milhões de litros de água à disposição da população.

A estimativa é de que 28.500 habitantes dos bairros Cidade Nova, Cidade Nova II, Jardim Esmeralda, parte do Jardim Pérola, Jardim das Palmeiras, Jardim Ferrarezi, Jardim Europa, Cândido Bertini, Dona Regina, São Camilo, Vila Dainese, Vila Adélia, Santa Rosa e Turmalinas sejam beneficiados.

O investimento nesta fase da obra é de R$ 4,8 milhões entre recursos próprios e do Governo Federal.

Projeto de ampliação da ETA IV

A 1ª etapa da ampliação, já concluída, abrangeu construções de uma nova adutora de água bruta, de 900 mm de diâmetro, pelo percurso de 5 km da Represinha, localizada no Jardim Santa Alice, até a ETA IV. Outras duas novas adutoras de água tratada também foram construídas, da ETA IV até os reservatórios 31 de Março e Jardim Amélia, além de três novos reservatórios sendo dois na ETA IV e um no Jardim Amélia.

Entre todas as etapas da obra serão mais de R$ 20 milhões investidos, entre recursos próprios e do Governo Federal.

22/03/2019

 

Zona Leste 01 - imprensa