Denunciar desperdício

Avança obra da nova represa em Santa Bárbara

Avança obra da nova represa em Santa Bárbara

23/01/2024

Com as atividades concentradas na execução do vertedor, a obra da nova represa segue em construção pelo DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste e avança para mais uma etapa. Investimento de R$ 12 milhões em recursos próprios da Autarquia.

 

Com a conclusão do fechamento do canal de escoamento de água, realizado com contenção em gabião, e a instalação de dois conjuntos motobombas potentes que desviam a água sobre a barragem, mantendo o abastecimento público durante o processo, o novo vertedouro vai ganhando forma com a construção da escada de dissipação de energia - estrutura hidráulica de concreto que terá 40 metros de largura por 120 metros de comprimento e 40 cm de espessura, cuja função é reduzir a velocidade do escoamento da água.

 

A nova represa constitui o alteamento da barragem da represa de Cillo e em conjunto com os outros dois mananciais existentes (represas Areia Branca e São Luiz), proporcionará a Santa Bárbara uma reserva de até 12 bilhões de litros de água bruta, aumentando o volume atual em 20% para o abastecimento do município.

 

DAE/SBO: 23.01.2024

Galeria de fotos