Denunciar desperdício

Parque dos Ipês

ipes O Parque dos Ipês foi inaugurado em 1996, na Avenida Corifeu de Azevedo Marques, ao lado do Centro Social Urbano, visando aproveitar uma área alagadiça e tomada pelo mato que trazia riscos à comunidade. Em junho de 2008, depois de passar por amplas reformas, o parque foi reaberto, completamente remodelado.

O parque reúne várias espécies silvestres, atraídas pela qualidade do ambiente, fazendo do local um dos pontos paisagísticos mais bonitos de Santa Bárbara. Sua extensão é de 72 mil metros quadrados (7,2 hectares) em local privilegiado, praticamente no centro da cidade.

Além de ser um dos principais locais para caminhadas, é possível fazer exercícios ao ar livre graças aos aparelhos para ginástica. Em sua reforma, o parque foi reestilizado, seu sistema de iluminação redimensionado. O lago foi desassoreado e centenas de novas árvores foram plantadas, entre espécies nativas e palmeiras adultas.

O Parque dos Ipês fica aberto todos os dias, das 6h às 20h. Em função da pandemia, o horário de funcionamento do parque pode ser alterado.

Parque Araçariguama

ipes O Parque Araçariguama foi construído na área central da cidade aproveitando o córrego do mesmo nome que nasce na Fazenda Rochelle. Formado em uma área de 70 mil metros quadrados, o parque possui uma lagoa de 12 mil metros quadrados, sobre a qual foi construída uma ponte com 14 metros de comprimento por 2,1 de largura.

O parque conta com quatro quiosques, bancos, sanitários, pista para caminhada, barras fixas para alongamento e exercícios, além de centenas de árvores plantadas.

Há também um trecho da mata ciliar do córrego, com cerca de dois mil exemplares de várias espécies, como: cedro, ipê roxo, jatobá, cabreúva, jacarandá e jaracatiá, além de espécies frutíferas, como amora, pitanga e jambo.

Em 24 de fevereiro de 2019 o Parque Araçariguama foi reinaugurado após receber remodelação e agora conta com uma nova pista de caminhada, espaço pet, paisagismo, acessibilidade, playground, iluminação de led e uma ponte interligando a Avenida Corifeu de Azevedo Marque à Rua Argentina.

Além disso, o Parque Araçariguama ainda possui uma função muito importante para o abastecimento da cidade, pois, em caso de crise hídrica - como a que ocorreu em todo o Estado de São Paulo em 2014 – a lagoa é utilizada para complementar o fornecimento de água.

O Parque Araçariguama fica aberto 24 horas. O horário de funcionamento pode ser alterado a qualquer momento em função da pandemia.

Parque dos Jacarandás

ipes Implantado em uma área de 55 mil metros quadrados, o Parque dos Jacarandás dispõe pista de caminhada de 1.150 metros de extensão, ciclovia de 860 metros de extensão, três academias ao ar livre, dois playgrounds, área para treinamento funcional, quadra de basquete street, duas quadras de Vôlei de Areia, pista de skate, Teatro de Arena, circuito de bicicross, deck de observação, aquário natural, relógio de sol, dois redários, dois espaços para a prática de slackline, mais de 30 diferentes espécies de plantas ornamentais, mais de 100 espécies de árvores, sanitários, bebedouros, entre outras estruturas.

O espaço também recebe bimestralmente o projeto “Jacarandás Educador”, realizado pelo DAE com a Prefeitura Municipal, em que os alunos da rede pública municipal fazem estudo do meio ambiente, além de participarem de outras ações educativas por meio de oficinas com ênfase na importância da arborização de ruas e parques, observação da fauna, medidas preventivas de doenças transmitidas por animais sinantrópicos, estudo da nascente modelo, dentre outros temas.

O Parque funciona todos os dias, das 6 às 22 horas, e fica localizado à Rua do Estanho, s/nº, no Mollon IV (atrás do Tivoli Shopping).


OBSERVAÇÃO: Neste momento de pandemia o horário, bem como as regras de funcionamento dos parques, seguem as determinações do Plano São Paulo e Normas Municipais.

Mais informações sobre os Parque acesse: http://www.santabarbara.sp.gov.br/turismo/