Alteração no abastecimento: COMUNICADO - Abastecimento alterado para a Zona Leste e região central 15/06/2024Em virtude de imprevisto...

Denunciar desperdício

DAE de Santa Bárbara realiza manutenção na Represa São Luiz

DAE de Santa Bárbara realiza manutenção na Represa São Luiz

07/06/2024

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste deu início a uma operação para manutenção preventiva na Represa São Luiz. A ação compreende ajustes na comporta do canal de descarga e deságue de fundo, desassoreamento e limpeza da área do vertedouro e outras melhorias que visam garantir a segurança hídrica do manancial.

 

Aproveitando a estiagem e o índice de 100% da capacidade de armazenamento de água que se encontra a maior represa de abastecimento do município, a Areia Branca, a autarquia está priorizando a captação de água para o abastecimento público apenas da represa São Luiz. A ação tem o intuito de baixar o nível do reservatório a fim de facilitar a execução das melhorias nesta época de poucas chuvas e deixar o manancial preparado para o período chuvoso, a partir de outubro.

 

Recentemente, o barramento da São Luiz recebeu melhorias com a colocação de pedras e mantas reforçando a estrutura do talude. Em paralelo, ações de reflorestamento da mata ciliar do entorno e recuperação de áreas de preservação permanente de nascentes que contribuem com aquela bacia hidrográfica são efetuadas periodicamente pelo DAE.

 

As manutenções e monitoramentos das represas, Areia Branca, São Luiz, de Cillo e Represinha (ponto de captação e adução) são constantes por parte do DAE barbarense. Além das atividades do dia a dia nos cuidados com os mananciais, segue em fase final a obra de alteamento da barragem da represa de Cillo, transformando-a em uma nova represa que irá ampliar a disponibilidade hídrica no município para até 12 bilhões de litros de água, aumento de 20% do volume atual.

 

DAE/SBO: 07.06.2024

Galeria de fotos