DAE define programação da Semana da Água

10/03/2023

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d´Oeste definiu o cronograma de atividades para a Semana da Água 2023 em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. Palestras, visitas e oficinas voltadas à educação ambiental e de preservação da água são as ações programadas entre os dias 16 a 24 de março.

Na abertura, dia 16, no auditório do Museu da Água, o diretor-superintendente da Autarquia, Laerson Andia Júnior, apresentará aos membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) a nova represa do município que se encontra em obra pela Administração Municipal. Na ocasião, o Conselho realizará a sua 86ª Reunião Ordinária.

No dia 17, ocorre a oficina “Semeando Água”, no Centro Ecológico de Santa Bárbara (CESB), com alunos da Escola Estadual “Benedita Aranha de Oliveira” (BAOL). A oficina oferece aos estudantes contato direto com o meio ambiente e ensinamentos de preservação da água.

Na segunda-feira, dia 20, a equipe da Diretoria de Gestão Ambiental do DAE vai ministrar palestra e oficinas com o tema “Gestão dos Recursos Hídricos e Saneamento”, para alunos da Escola Estadual “Comendador Américo Emílio Romi”, no Museu da Água.

No dia 21 será a vez do projeto “Bacia Caipira”, que acontecerá no Horto Florestal do Tupi com grupos da Terceira Idade. O projeto foi criado por meio de parceria do Instituto Florestal do Estado de São Paulo com os Núcleos de Educação Ambiental das Prefeituras de Santa Bárbara d’Oeste e Piracicaba, além do DAE barbarense.

No dia 22, quarta-feira, os alunos da Escola Estadual “Maria de Loudes Beozzo Franchi” participarão do projeto “Jacarandás Educador”, evento que ocorre no Parque dos Jacarandás, no Mollon. A ação envolve as secretarias de Educação, de Meio Ambiente e de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Dia 23, O projeto “Nascentes: água para o futuro” levará alunos da Escola Estadual “Maria Guilhermina Lopes Fagundes” (Magui) a conhecerem a nascente existente na praça do Jardim Dulce. Uma palestra sobre o tema será ministrada aos alunos, em parceria com a Secretaria de Educação.

No encerramento, dia 24, o projeto “Conheça o DAE” vai apresentar aos alunos da Escola Estadual “Luzia Baruque Kirche” alguns locais de responsabilidade do DAE, como represas e estações de tratamento de água e esgoto.

Além da Semana da Água, mais duas visitas com alunos foram programadas pelo DAE. No dia 29, na Estação de Tratamento de Água – ETA IV, no Jardim Souza Queiroz, com a Escola Estadual “Sônia Aparecida Bataglia Cardoso”, e no dia 31, na ETA II, na Vila Aparecida, com a Escola de Educação Infantil Imperial.

DAE/SBO: 10.03.2023.