Denunciar desperdício

DAE instala quatro novos reservatórios

29/01/2016

As obras de ampliação do sistema da ETA IV, Estação de Tratamento de Água localizada na Avenida Prefeito Isaías Hermínio Romano, no Jardim Souza Queiroz, em Santa Bárbara d’Oeste, teve mais uma etapa concluída na manhã desta sexta-feira (29) pelo DAE (Departamento de Água e Esgoto) com as instalações de quatro tanques de 250 mil litros cada, sendo dois na própria estação e outros dois no ponto de distribuição do Jardim Amélia, localizado na Rua do Cloro.  Além de reservatórios e novas adutoras, a obra irá proporcionar um aumento de 30% na reservação de água tratada para a zona leste do município e aos bairros adjacentes da estação, investimento de R$ 14 milhões, com verba oriunda do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) 2, do governo federal.

 

Os tanques foram içados a uma altura de 20 metros sobre bases de sustentação de concreto construídas nos pontos de instalação. Cada tanque tem 250 toneladas e 13 metros de altura por 5 metros de diâmetro, e são de material de fibra de vidro. Para a operação, que se iniciou na terça-feira (26), foram utilizados guindastes de grande porte de empresa específica contratada pelo DAE.

 

O diretor-superintendente do DAE, Rafael Piovezan, falou sobre a importância da obra: “as instalações dos reservatórios, somadas às obras de substituição das redes e adutoras que abastecem aquela região, são partes dos investimentos destinados à redução de perdas e melhorias no abastecimento e, certamente, permitirão a continuidade do fornecimento de água por períodos mais prolongados em caso de manutenções na rede”.

 

Em complementação às melhorias no sistema de abastecimento público, está em andamento também o processo para ampliação da captação da Estação Elevatória Santa Alice (Represinha), onde serão aplicados mais de R$ 2,5 milhões em investimentos oriundos da Cobrança pela Utilização de Recursos Hídricos da União e contrapartida do DAE. Além de ampliar a disponibilidade de água tratada, essas ações irão proporcionar uma redução de perdas e custos com energia elétrica pra o departamento.

 

DAE/SBO: 29.01.2016