DAE segue com programa de redução de perdas e instala macromedidores na ETA IV

24/02/2022
Dois macromedidores de vazão eletromagnéticos foram instados nesta quinta-feira (24) na Estação de Tratamento de Água - ETA IV - pelo DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste. A ação é continuidade das obras de modernização do sistema de abastecimento de água no município e integra o programa de redução de perdas. Os modernos equipamentos permitem aferir com maior precisão a vazão de água tratada que sai dos reservatórios instalados na ETA IV, no Jardim Souza Queiroz, apontando se o volume registrado via Telemetria é igual ou diferente do volume entregue aos usuários. Em conjunto com outros novos medidores instalados recentemente na estação e, também na ETA II, na Vila Aparecida, a Autarquia poderá gerenciar com maior eficiência o controle de perdas e uma análise mais precisa de identificação de eventuais vazamentos invisíveis através dos Distritos de Medição e Controle (DMC) que vem sendo criado pelo DAE e, assim, reparar essa perda de água o mais rápido possível. Além desses dois macromedidores, mais doze novos medidores foram instalados nas saídas das ETAs. Num primeiro momento, os aparelhos atuarão na medição da água distribuída para os bairros: Vila Brasil, Cruzeiro do Sul, Dona Margarida, Romano, São Francisco, Centro, Jardim Amélia, Trinta e Um de Março e Terras de Santa Bárbara. O sistema de adução de água tratada para a Zona Leste também faz parte da melhoria. Em dezembro de 2021, o DAE foi contemplado com o repasse na ordem de R$ 508 mil, pelo Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) com o projeto de revisão do Plano Diretor de Combate às Perdas, que visa elaborar diagnóstico e estudos para readequação e melhoria do sistema de distribuição de água, além de propor metas e alternativas para alcançar o índice estabelecido no Plano Municipal de Saneamento Básico em vigência, que é de 25% de perdas até 2035. Atualmente, esse índice é de 54%. A Prefeitura e o DAE vêm trabalhando forte em saneamento básico da cidade, e o programa de redução de perdas conta com várias obras e ações já concluídas e em andamento, como trocas de redes e adutoras antigas, setorização na distribuição de água, controle de medição e pesquisas de vazamentos. DAE/SBO: 24.02.2022.