Obras de setorização no abastecimento de água prosseguem na Zona Leste

14/02/2020
O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste segue com a obra de setorização na distribuição de água nas regiões dos bairros Cidade Nova, Jardim Esmeralda e Jardim Pérola, Zona Leste. Nesta semana, parte dos novos tubos, instalados na obra, está sendo interligada nas redes existentes formando setores de abastecimento que passarão a ter um controle maior na distribuição de água. A setorização faz parte das obras da segunda etapa de ampliação do sistema ETA IV – Estação de Tratamento de Água. Com a primeira etapa já concluída, os investimentos somam mais de R$ 30 milhões, com recursos do governo federal e DAE. Dentre os benefícios da obra de setorização, destaca-se a redução de perdas de água através da possibilidade de facilitar a identificação de vazamentos em pontos críticos da região setorizada. Para isso, aparelhos macromedidores de vazão serão instalados nos setores que forem criados com a obra, podendo, dessa forma, comparar as leituras da água distribuída pelo reservatório com o consumo do setor. A obra proporcionará, também, o abastecimento com pressões de água adequadas nas redes. Estas ações irão melhorar o desempenho no sistema de distribuição de água nessa região do município, com reduções de manutenções e da quantidade de bairros que poderão ser atingidos por um possível desabastecimento em eventual reparo na rede. A segunda etapa da obra de ampliação do sistema ETA IV conta também com o andamento das construções de quatro novos reservatórios nas regiões do Jardim Santa Rosa, Jardim das Palmeiras e Cidade Nova. Ainda neste semestre, o DAE irá expandir as obras de setorização para os bairros Mollon, Pântano, Gerivá, Jardim Brasília, Jardim dos Cedros, Jacyra e Monte Líbano. As melhorias em andamento e concluídas nas duas etapas das obras podem ser consultadas no site da autarquia: daesbo.sp.gov.br/obras. DAE/SBO: 14.02.20.