Denunciar desperdício

Obra da nova represa avança em Santa Bárbara

Obra da nova represa avança em Santa Bárbara

06/03/2023

A obra da nova represa de Santa Bárbara d’Oeste avança com a concretagem das vigas de ancoragem do talude da nova barragem, ação que aconteceu na sexta-feira (3).

 

Com investimento de R$ 12 milhões em recurso próprio do DAE (Departamento de Água e Esgoto) do município, a nova represa terá capacidade de reservar mais de 3 bilhões de litros de água, o que amplia em 50% a capacidade da Represa de Cillo.

 

Dentre outras fases da construção, a obra já conta com a conclusão do muro de contenção (gabião), que tem 180 metros de comprimento e 7 metros de altura, o aterramento da nova barragem e as estacas de fundação do novo vertedouro.

 

O cronograma da obra entra agora para instalação das mantas de proteção do talude, montagem dos colchões de pedras sobre as mantas e segue para a construção do ‘tunnel liner’, técnica utilizada para travessia subterrânea, nesse caso da passagem da água da represa para captação e controle de vazão.

 

Além do alteamento da barragem, a obra compreende ainda uma nova estrutura hidráulica e, por fim, a elevação do nível de água.

 

fotos: Luciane Borges da Silva

 

DAE/SBO: 06.03.2023.

Galeria de fotos