Alteração no abastecimento: COMUNICADO - Abastecimento alterado para a Zona Leste e região central 15/06/2024Em virtude de imprevisto...

Denunciar desperdício

DAE de Santa Bárbara d’Oeste promove palestra no Mês do Meio Ambiente

DAE de Santa Bárbara d’Oeste promove palestra no Mês do Meio Ambiente

06/06/2024

Mais oito palestras serão ministradas neste mês em Santa Bárbara

 

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste abriu, nesta quarta-feira (5), o ciclo de palestras com diversos assuntos de interesse ambiental na programação do Mês do Meio Ambiente. Com o tema "Segurança e Resiliência Hídrica em Santa Bárbara d'Oeste", a palestra foi ministrada pelo biólogo da autarquia, Felipe Augusto Gasparotto, que abordou as ações, programas e planos do Departamento que visam ampliar a segurança e a capacidade hídrica no Município, com foco na relação entre os recursos hídricos, saneamento ambiental, mudanças climáticas e segurança de barragens. O diretor-superintende do DAE, Laerson Andia Júnior, acompanhou o evento.

 

Sem necessidade de inscrição prévia, o Mês do Meio Ambiente em Santa Bárbara segue com as palestras “Arborização Urbana em Santa Bárbara d'Oeste: Novos Horizontes e Desafios”, “Atuação do Profissional de Meio Ambiente no Serviço Público”, “Cadastro Ambiental Rural – CAR”, “Curso sobre Licenciamento Ambiental Municipal”, “Curso sobre Compostagem Orgânica Caseira”, “Mata Atlântica: Como esse bioma contribui para sua saúde?”, “Urbanização de áreas públicas e o projeto ‘QualiVida’” e “Biodiversidade de Aranha”. Para participar, a organização pede a doação voluntário de quilos de alimentos não perecíveis.

 

As palestras ocorrerão todas entre 19 e 21 horas, no Centro de Estudo e Cultura Ambiental (Avenida Sábato Ronsini, 951, Jardim Itamaraty), com exceção da ação do dia 7 de junho.

 

Mais informações sobre a programação do Mês do Meio Ambiente podem ser obtidas no site do Comdema (www.comdemasbo.net).

 

Serviço:

 

Dia 6 de junho

 

ARBORIZAÇÃO URBANA EM SANTA BÁRBARA D'OESTE: NOVOS HORIZONTES E DESAFIOS

 

Palestra a ser ministrada pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, para divulgação das novas regras de arborização urbana da cidade (Lei Municipal nº 4.540/2023), e uma exposição sobre os novos conhecimentos que estão sendo definidos sobre a arborização de Santa Bárbara d'Oeste. A palestra visa também apresentar conceitos e atitudes ao público que permitam a convivência harmoniosa entre as árvores e o ambiente urbano.

 

Dia 7 de junho

 

ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE MEIO AMBIENTE NO SERVIÇO PÚBLICO

 

Palestra a ser ministrada pelo secretário municipal de Meio Ambiente, engenheiro Cleber Luis Canteiro, aos alunos da ETEC. Será demonstrada como os diferentes profissionais da área ambiental podem atuar no desenvolvimento e implantação de políticas públicas ambientais.

 

Dia 12 de junho

 

CADASTRO AMBIENTAL RURAL – CAR

 

Ministrada pelo engenheiro agrônomo MSc. Antônio Lopes Júnior da CATI o curso é voltado, principalmente, para os produtores rurais do Município e região, além de consultores ambientais e demais profissionais da área. Tem por objetivo esclarecer os princípios do CAR, suas imposições legais, prazos e, principalmente, os desdobramentos desse programa de âmbito nacional. O curso será certificado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

 

Dia 13 de junho

 

CURSO SOBRE LICENCIAMENTO AMBIENTAL MUNICIPAL

 

Ministrado pelo biólogo, MSc. Fábio Vicentin Diniz da Secretaria Municipal de Meio Ambiente o curso é voltado, principalmente, para profissionais e estudantes da área ambiental, que executam ou desejam executar trabalhos que demandam o licenciamento ambiental de atividades no âmbito municipal. Espera-se, com este curso, sanar as dúvidas dos participantes quanto aos tipos de licenças que podem ser emitidas pelo Município, bem como os trâmites necessários para a obtenção desses documentos, principalmente considerando a recente alteração da legislação estadual sobre o assunto (Deliberação Normativa CONSEMA nº 01/2024). O curso será certificado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

 

19/06/2024

 

CURSO SOBRE COMPOSTAGEM ORGÂNICA CASEIRA

 

Também ministrado pelo biólogo, MSc. Fábio Vicentin Diniz da Secretaria Municipal de Meio Ambiente o curso é voltado para qualquer pessoa que tenha interesse em implantar um sistema caseiro de compostagem orgânica, com baixo custo, de forma rápida e eficiente. Tem por objetivo estimular a compostagem orgânica na área urbana, mostrando ser possível e fácil executar essa prática. Visa ainda apresentar propostas de implementação dessa atividade para grandes geradores, como condomínios residenciais, por exemplo, além de apresentar as vantagens econômicas e ambientais decorrentes dessa prática.

 

21/06/2024

 

MATA ATLÂNTICA: COMO ESSE BIOMA CONTRIBUI PARA SUA SAÚDE?​

 

Ministrada pelo biólogo, Gabriel Aparecido Garcia Fagian da Unimed Santa Bárbara d'Oeste e Americana, e pela engenheira Silvia Maria de Campos Machado Ortolano, a palestra tem como objetivo apresentar o bioma Mata Atlântica à população e como ela influência para a qualidade de vida de nossa população.

 

25/06/2024

 

URBANIZAÇÃO DE ÁREAS PÚBLICAS E O PROJETO QUALIVIDA

 

Ministrado pelo Dr. em Educação Física e Diretor de Cuidados Físicos e Bem Estar da Secretaria Municipal de Esportes, Denis Marcelo Modeneze, essa palestra visa apresentar o “QualiVida”, programa intersetorial da Prefeitura que realiza atividades em Áreas de Bem-Estar e Lazer do Município, estimulando a prática esportiva, prevenindo e minimizando as doenças ligadas ao sedentarismo, com a adoção de um estilo de vida saudável. Esse programa ainda demonstra a importância do estabelecimento de áreas públicas de lazer para a população e como isso agrega melhor qualidade de vida às pessoas que usufruem delas.

 

26/06/2024

 

BIODIVERSIDADE DE ARANHAS​

 

Ministrado pelo estudante de biologia da UNESP de Rio Claro e estagiário do Centro de Controle de Zoonoses de Santa Bárbara d'Oeste, José Antônio Gomes de Oliveira, a palestra é voltada para todos que tenham interesse em conhecer um pouco mais sobre a grande biodiversidade de aranhas no Brasil, no Estado e principalmente no Município, em especial aquela que também incide no ambiente urbano e que desempenha importantes interações com a sociedade humana, assim denominadas sinantrópicas. É a oportunidade de aprender um pouco mais sobre esse fascinante mundo, que faz parte de nosso dia a dia, assim como aprender os protocolos para evitar acidentes e encontros inesperados, e entender melhor o importante papel desses organismos na natureza.

 

06/06/2024

Galeria de fotos