Denunciar desperdício

Nova Represa

Nova Represa

19/08/2022

Com investimento de R$ 12 milhões em recursos próprios do Município, um novo barramento ampliará o volume de água disponível para o abastecimento público, englobando a área onde hoje está a represa de Cillo. A nova represa prevê um aumento do volume de quase 100% do que hoje está disponível na represa Cillo, ampliando apenas neste ponto mais 3 bilhões de litros de água. Com isso, Santa Bárbara d’Oeste terá uma reserva total de 12 bilhões de litros de água, garantindo a qualidade do abastecimento para os barbarenses por mais 50 anos.

 

O cronograma de execução de obras prevê duas etapas - sendo a primeira com prazo estimado de 12 meses, em que ocorrerá a implantação do novo barramento com a nova estrutura hidráulica e a segunda etapa, após cumpridos os testes da estrutura e as exigências legais, com a elevação do nível d’água com a formação do novo lago.

 

Além da ampliação do volume, a obra trará segurança à população barbarense, pois atende todas as normas mais recentes de segurança de barragens. Para se ter uma noção, em um evento crítico, a represa conseguiria armazenar até 3,8 bilhões de litros de água, auxiliando também na contenção de enchentes na área urbana.